Bolo Mousse de Chocolate

Receitas Ferga

Ingredientes

TRUFAS
⅓ xícara (chá) de creme de leite fresco (80 ml)
200 g de Chocolate Meio Amargo Melken ou Melken 70%

MASSA
1⅓ xícara (chá) de farinha de trigo (180g)
2 colheres (chá) de fermento químico em pó (10g)
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio (2g)
½ xícara (chá) de Cacau em Pó 100% Melken (60g)
¼ colher (chá) de sal refinado (2g)
¾ xícara (chá) de óleo (180 ml)
2 ovos
¾ xícara (chá) de açúcar refinado (160g)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (80g)
1 xícara (chá) de leite integral, bem quente (250 ml)

MOUSSE
⅔ xícara (chá) de leite integral (170 ml)
3 gemas de ovos (60g)
2 colheres (sopa) de açúcar (30g)
250 g de Chocolate Meio Amargo Melken ou Melken 70% (picado ou em gotas)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (250 ml)

MONTAGEM
½ xícara de Cacau em Pó 100% Melken (60g)

MATERIAL
3 formas de aro 20 cm
Folhas de acetato
Saco de confeitar
Base para bolo
Filme plástico
Papel-manteiga

Modo de Preparo

TRUFAS: ferva o creme de leite fresco e despeje sobre o Melken Meio Amargo picado. Espere 2 minutos e mexa, com movimentos do centro para as bordas até obter uma ganache. Leve para a geladeira coberta com filme plástico.
MASSA: em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o cacau e o sal. Em uma outra tigela, bata o óleo, os ovos e os dois tipos de açúcar até obter uma mistura homogênea. Acrescente os ingredientes secos na mistura de óleo, ovos e açúcar: o resultado será uma massa bem densa. Adicione o leite quente e misture bem. Unte com óleo 3 formas (aro de 20 cm), forre-as com papel-manteiga e polvilhe com farinha. Divida a massa igualmente nas três formas (cerca de 300 g em cada) e leve ao forno previamente aquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos.
MOUSSE: aqueça em fogo bem baixo o leite, as gemas e o açúcar, mexendo sempre, até que a mistura ganhe mais consistência. Para saber o ponto certo (ponto napé), passe o dedo no verso da espátula: deve formar um risco que não se fecha. Outra dica é checar a temperatura, que deve estar em torno de 82 °C. Assim que atingir esse ponto, despeje esse creme sobre o Melken Meio Amargo picado. Deixe o creme quente agir sobre o chocolate por 1 ou 2 minutos e então misture bem, passando em seguida por uma peneira, para garantir a textura bem lisa. Reserve até esfriar.
Bata o creme de leite fresco até obter picos firmes e adicione aos poucos à mistura de chocolate, já fria, em três porções, com movimentos delicados para não perder a aeração, formando assim a mousse. Transfira para um saco de confeitar para rechear o bolo.
MONTAGEM: com os discos de massa frios, acerte qualquer desnível. Coloque a base para bolo dentro de um aro ou de uma forma com fundo removível e forre as laterais internas com as fitas de acetato. Coloque o primeiro disco de massa e aplique uma primeira camada de recheio (cerca de 200 g). Dê sequência com mais um disco de massa e recheio, repetindo o processo até fechar com o último disco de massa. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Com o bolo gelado e a mousse estruturada, retire da forma, remova a fita de acetato e cubra com o restante da mousse, espalhando com uma espátula metálica. Volte à geladeira. Enquanto isso, boleie as trufas com cerca de 15 g cada e finalize-as no Cacau em Pó Melken. Retire o bolo da geladeira e complete a decoração, polvilhando o restante do cacau e distribuindo as trufas.
Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 1 bolo com cerca de 1,5 kg

Olá, nossos atendentes estão prontos para atende-lô!
Basta clicar no ícone da loja mais próxima de você.

Novo Hamburgo
Caxias do Sul
Gramado
Lajeado
Capão da Canoa

Os melhores ingredientes para as melhores receitas.

A Ferga utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.